Trabalhar com Design Gráfico não é fácil.
Engana-se quem acredita que basta saber “mexer” no Photoshop ou CorelDraw e como num passe de mágica coisas incríveis e lindas serão feitas.
Isto não acontecerá.
Porque?
Porque trabalhar com Design Gráfico requer estudo, dedicação, experiência e atualização constante, uma vez que é um campo em constante mudança.
Portanto, caro cliente, não pense que sua arte ficará pronto em 10 minutos, pois isto não existe. :p
Em um novo job, para ter um resultado satisfatório é necessário a participação do cliente junto a agência. Muitas vezes, infelizmente, isto não acontece como deveria.
Não basta o cliente informar o que desejar criar e não participar do projeto. Design Gráfico é inspiração criativa e a participação do cliente é fundamental na construção da arte ou projeto.
Neste artigo nós abordamos 4 dicas para criar uma arte incrível.
Explore as cores. Pesquise e leia sobre o significado das cores. Porque usar amarelo e não vermelho? Porque utilizar branco ou preto?
Cada cor tem um significado e isso pode mudar totalmente o propósito do seu projeto.
Não escolha as cores apenas pela aparência visual de uma ter ficado “melhor” que outra.
O legal do Design Gráfico é que ele está sempre em constante evolução. O que era bonito e muito utilizado há 3 ou 4 anos atrás, hoje pode não ser tão atrativo como foi tempos atrás.
Um exemplo?
O design flat dos dispositivos iOs e Android. O novo visual dos sistemas atualmente são flat, similares à desenhos e de conceitos mais simples.
Antes, o estilo visual utilizado era o Skeumorfismo.
O Skeumorfismo foi importante porque fez a transposição dos antigos celulares com teclas para os novos smartphones. O visual Skeumorfismo utilizava sombras e degradês em sua composição e o conceito dele era de “imitar” no digital a aplicação real.
Por exemplo, o app de fotografia, que tentava se aproximar ao máximo do visual de uma câmera para ilustrar aquela função do smartphone sem teclas.
Quando falamos em arte gráfica, é preciso estudar qual é o propósito daquela arte (vender, engajar, divulgar, etc), seu público, tipo de texto a ser utilizado, cores etc.
Uma vez definido isto, uma boa arte não poderá conter poluição visual, como excesso de texto, utilização de várias fontes e tamanhos, elementos gráficos que não “dá liga” com o restante da arte.
Muita informação acaba prejudicando o trabalho e a mensagem que ele quer passar. Com isso, seu objetivo pode não ser alcançado.
Uma arte com menos elementos visuais e mais impactante é recomendada atualmente. Quanto mais fácil o seu consumidor entender a sua mensagem, maior a chance dele ter interesse em comprar o seu produto.
Como dissemos acima, menos é mais em Design Gráfico.
Não queira inventar. :p
Uma arte precisa ser clara na mensagem que quer passar, utilizar fontes fáceis de serem lidas, ter cores que ajudam a fazer a leitura adequadamente e focar na experiência do cliente.
Muitas vezes, o que é óbvio para nós, pode não ser para o público que receberá aquele material.
Portanto, seja direto e projete seus trabalhos com um design de fácil entendimento.
Como dissemos neste artigo, o Design Gráfico muda constantemente. Para fazermos uma comunicação satisfatória para nossos clientes, por exemplo, seguimos a tendência de conceito criativo que está em alta no mercado atualmente.
É importante estar por dentro das novidades e tendências para não criar nenhum conteúdo com visual datado. Isso prejudicaria totalmente o resultado final do projeto.
Agora que você já sabe quais são as características que é preciso ficar atento para criar aquele projeto TOP, que tal ligar para a Santilli Comunicação e pedir um orçamento? 😉
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Post modificado em: 14 de janeiro de 2018 23:00
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